Percursos autorais II (ciclo de debates)

Selo Escola Fórum das Artes by Claudio Lima

O que é?


Idealizado e produzido pela Escola Fórum das Artes - e destinado a artistas, estudantes de artes e humanidades, educadores, pesquisadores e interessados em geral –, o ciclo promove encontros de artistas de diferentes áreas para contar e refletir, junto ao público, sobre seu processo formativo e a construção de uma trajetória de trabalhos autorais. Em 2016, já realizamos os debates sobre as linguagens das Artes Visuais (com André Ricardo e Mauro Neri, mediação de Valeria Lopes), Música (com Benjamin Taubkin e Chapinha da Vela, mediação de Sandra Grasso), Dança (com Igor Gasparini e Morena Nascimento, mediação de Josie Berezin) e Performance (com Beatriz Cruz e Rodrigo Munhoz, mediação de Josie Berezin). No primeiro semestre de 2017, o ciclo prossegue com Cinema, Teatro e Fotografia, com as mediações de Alan Oliveira, Mario Tommaso e Diego César.

QUANDO E ONDE OCORRE?

Os debates ocorrem sempre aos sábados, das 14h às 16h. As próximas datas serão:

22/04: Cinema e vídeo, com a presença das diretoras Priscila Carla e Vera Egito e a mediação de Alan Oliveira.

27/05: Teatro, com a presença dos diretores Francisco Medeiros e Vanessa Bruno e a mediação de Mario Tommaso.

24/06: Fotografia, com mediação de Diego César (convidados a confirmar).

Os debates ocorrem na Unibes Cultural, apoiadora da Escola Fórum das Artes, que fica na rua Oscar Freire, 2500 (ao lado do metrô Sumaré - São Paulo).

QUAL O VALOR PARA PARTICIPAR?

A contribuição para participar dos debates é livre. O valor sugerido é R$ 30,00.

COMO ME INSCREVER?

Envie um e-mail para contato@escolaforumdasartes.or.br, para confirmar e garantir sua presença no evento. Também é possível se inscrever na hora, se ainda houver vagas.

Mediação

Nicolau Bruno

Nicolau Bruno é luso-brasileiro, nascido em Lisboa, em 1979. Formado em Filosofia pela Universidade de São Paulo, é Mestre e Doutor em História, Teoria e Crítica pelo Programa de Pós-Graduação em Processos e Meios Audiovisuais, no Departamento de Cinema da ECA/ USP. Em 2014 foi contemplado como bolsista com projeto de intercambio na École des Hautes Études en Sciences Sociales, EHSS, em Paris, sendo coorientado pelo Dr. Michael Löwy (CNRS- Centre National de Recherche Scientifique).
Sua pesquisa é pioneira na introdução ao Brasil dos estudos especializados na obra do cineasta francês Chris Marker.
Nicolau é professor de cinema, história e filosofia. Foi um dos organizadores do livro "Socialismo ou barbárie: Rosa Luxemburgo no Brasil"(2009) editado junto ao Rosa Luxemburg Stiftung, com a Prof. Dr.a Isabel Loureiro (UNESP), no centenário da morte da dirigente socialista alemã. Foi organizador do FELCO, Festival Latino Americano de la Clase Obrera de 2006 entre outras mostras e retrospectivas de cinema. Dentro da sua produção audiovisual, foi montador do curta-metragem "Dá-dos" (2003) dirigido por Pedro Palhares Fernandes, vencedor do Prêmio de Pesquisa e Linguagem do 8o Festival de Cinema Universitário do Rio de Janeiro. Dirigiu e participou nos filmes "Rosa Luxemburg: a arquitetura da flor" (2008), "Crescemos somente na ousadia" (2009), "O Pinheirinho é do povo! - crônicas do terrorismo de Estado"(2012), "Uma rua chamada teatro" (2012),  entre outros.

IMG_8225

Diego César da Silva formou-se em Historia da Arte pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), com o trabalho de pesquisa “Reflexões sobre a imagem fotográfica na cultura de massas e nas artes” e continua pesquisando relações entre fotografia, cinema e literatura de forma independente.

Mario Tommaso 2016 0008 c

Mario Tommaso é ator, diretor, dramaturgo e professor de teatro e literatura. Atuou em espetáculos como “Os justos”, de Albert Camus (2003), “Bixiga, uma Bela Vista” (2005) e o solo “Ensaio sobre o absurdo” (2014), do qual foi também dramaturgo. Também dirige espetáculos de música. Já atuou como professor de teatro para deficientes intelectuais. É mestre em Literatura pela Universidade de São Paulo (2011), com um estudo sobre a crítica da produção contemporânea. Coordena as atividades de ensino, pesquisa e difusão da Escola Fórum das Artes.