Quem Somos

Selo Escola Fórum das Artes by Claudio Lima

A Escola Fórum das Artes é uma associação civil organizada sem fins lucrativos, fundada em novembro de 2015. Nasce da vontade de um grupo formado por artistas, educadores e realizadores interessados em fomentar novas ideias e práticas de ensino, criação, pesquisa, difusão e formação de público nas áreas de Artes (Teatro, Literatura, Artes Visuais, Dança, Fotografia, Cinema e Vídeo, Música, Performance, etc.), de Arte-educação, de Crítica Cultural e de Gestão Cultural. Os beneficiados serão artistas, educadores, intelectuais, público de Artes em geral, gestores culturais e quaisquer estudantes ou profissionais interessados em formar-se ou aprimorar-se em uma ou mais dessas áreas.

Selo Escola Fórum das Artes by Claudio Lima

NOSSOS PRINCÍPIOS

Fazer uma ESCOLA de Arte é inventar espaços e tempos de liberdade para a formação de artistas, educadores, gestores e público. É abrir o campo para a vitalidade e a diversidade de formas de expressão criativa e de colaboração. É fomentar e pesquisar experiências que gerem transformações nos modos de olhar, relacionar-se, pensar e fazer Arte. É afirmar que as experiências que interessam no campo da Arte são também experiências educativas, em sua dimensão mais ampla.

Para que uma escola se multiplique como FÓRUM é preciso que suas ações se afirmem por seu caráter coletivo e sejam exercícios de debate e cooperação. É preciso criar articulações com os processos culturais em emergência nos diferentes contextos em que atua. É preciso saber que fazer Arte é intervir no espaço público, e que é no território comum que se encontra o valor e o sentido da expressão artística.

Atuar no campo das ARTES é investigar e ampliar as possibilidades de ação pelas diversas linguagens. É lançar provocações ao imaginário social, em seus padrões e preconceitos. É fazer da possibilidade construtiva de materiais, temas, formas e gestos um estímulo para as possibilidades criativas do humano.